Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Guia Ecológico Histórico e Cultural do Mato Grosso do Sul é lançado em Campo Grande (MS)

O Guia Ecológico Histórico e Cultural do Mato Grosso do Sul foi lançado na última sexta-feira (3), no MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande, pelo governador Andre Puccinelli e pela presidenta da Enersul, Carmem Campos Pereira. A publicação vai divulgar as riquezas e roteiros do turismo ecológico de Mato Grosso do Sul.
A obra, fruto dos compromissos da Política de Sustentabilidade da Rede Energia, foi produzida pela Editora Empresa das Artes num projeto que vem contribuindo para o resgate e a difusão dos mais variados aspectos da cultura brasileira – história, arte, arquitetura, culinária e meio ambiente – com publicações de qualidade editorial e gráfica diferenciadas.
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul  - FUNDTUR-MS considera importante a publicação, que nasce para apoiar o turismo sul-mato-grossense. A Fundação colaborou com a realização da obra com informações técnicas necessárias, sobre as divisões turísticas do Estado, além da logística para o trabalho de campo em algumas regiões. De acordo com a diretora-presidente da FUNDTUR-MS, Nilde Brun, o Guia é de suma importância para o turismo do Estado e vai colaborar com informações detalhadas aos turistas sobre: os atrativos turísticos, hotéis, restaurantes entre outras, que vão orientar e servir de base para a escolha e visitação dos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul.

Na série “Descubra o Brasil”, a Empresa das Artes registra o potencial turístico-cultural brasileiro por meio de uma série de publicações sobre os principais estados do país. O último estado contemplado é o Mato Grosso do Sul, reconhecido internacionalmente por seu patrimônio cultural e histórico, sendo a região do Pantanal famosa por ser a maior planície de inundação do planeta.

Patrocinado pela Enersul, Grupo Rede, o Guia Turístico-Cultural do estado do Mato Grosso do Sul – Brasil foi concebido visando divulgar o potencial do estado, que possui grande riqueza cultural e artística, graças a influências externas, nesse mosaico formado pelas culturas boliviana e paraguaia, migrantes, japoneses, sírios, entre outros, além de ter a segunda maior população indígena do país.

Os atrativos estão agrupados por regiões, revelando o perfil de algumas das mais interessantes localidades do estado. As regiões do Pantanal e Bonito - Serra da Bodoquena, onde o turismo ecológico é acentuado, visitantes são atraídos pelas belezas dos rios, cachoeiras e das grutas, como a Gruta do Lago Azul, em Bonito. 
 
Na região de Bonito, os rios de águas cristalinas garantem um espetáculo para quem quer ver cardumes e outras espécies aquáticas. Os recursos naturais em abundância são utilizados, pelos mais de cinco mil artesãos do estado, para produzir peças artesanais de madeira e fibras, que se transformam em abajur, bandeja, luminária, fruteira e cestos. As festas populares são um atrativo à parte, nos municípios de Porto Murtinho, Campo Grande e Ponta-Porã ocorre a Festa de Nossa Senhora de Cacupé, da qual devotos homenageiam a santa originária da cultura religiosa paraguaia.

O Guia apresenta ainda informações úteis e dicas para o turista, tais como sugestões de hospedagem, restaurantes, agências e operadoras de turismo, entre outros serviços de apoio. Por fim, um atualizado calendário de eventos destaca as festas e os eventos mais importantes do ano.

Fonte: FUNDTUR-MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário