Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vida de Turista - Fampress da Experiência

Do dia 12 à 15 de agosto nos visitaram através do 1º Fampress do Tour da Experiência em Bonito um grupo de 8 jornalistas provenientes das regiões sul e sudeste do Brasil. Confira as fotos abaixo:
 Foto: Aeroporto de Bonito
Legenda da foto - da esquerda para direita: Alfredo Duares de Oliveira (Estado de Minas e Correio Braziliense), Anderson Masetto (Folha do Turismo e Mercado e Eventos), Luciane Horcel (Gazeta do Povo), Tatiana Lopes (Zero Hora), Anderson Espinosa (Próxima Viagem e Jornal de Turismo), Adriana Diniz (Jornal Hoje em Dia), Bruno Albergaria (Revista Viagem Gerais), Rodrigo Figueiredo (Próxima Viagem e Jornal de Turismo) e Miguel Cardoso Ferreira (Bonito Way).
Foto: Bonito Way
A Bonito Way fez o receptivo do Fampress, confira abaixo o roteiro completo:
Dia 12/08 - Chegada no aeroporto de Bonito - Hotel Marruá 
Almoço no Cantinho do Peixe
Visita a ONG Brazil Bonito
Visita a Fábrica Taboa - Apresentação do destino e do Tour da Experiência
Lanche especial no Vício da Gula
Visita ao Projeto Jibóia
Jantar na Casa do João

O grupo foi recepcionado pela Bonito Way no aeroporto de Bonito seguindo diretamente para o Marruá Hotel onde fizeram o check-in. O primeiro local visitado foi o Restaurante Cantinho do Peixe, recepcionados pela proprietária Sara Franco, fomos surpreendidos com diversos pratos deliciosos, dentre eles o famoso Pintado a Urucum, especialidade da casa. O Cantinho do Peixe faz parte do Tour da Experiência e já ganhou o Prêmio do Guia Quatro Rodas por 2 anos consecutivos (2003 e 2004) pela qualidade da comida oferecida. Os pratos variam de R$ 8,00 a R$ 70,00. Confira as fotos abaixo:
Foto: Recepção Aeroporto de Bonito
Foto: Restaurante Cantinho do Peixe
 Foto: Escabeche, Pintado a Urucum, Grelhado com Alcaparras, Pintado à Bonito
Após o almoço, saindo do roteiro planejado, uma paradinha rápida na Sorveteria Delícias do Cerrado para que os visitantes pudessem experimentar picolés e sorvetes feitos a base de frutas da região, como a guavira. Logo após, visita a Brazil Bonito, onde fomos recepcionados pelo diretor da ONG, Ronald Rosa, que nos passou informações sobre a cidade  e  falou sobre as ações ambientais do órgão. Tivemos ainda, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da região e aprender a fazer a reciclagem do papel.
Foto: Delícias do Cerrado
Foto: Reciclagem de papel - Brazil Bonito
Após a visita a ONG Brazil Bonito nos dirigimos para a Taboa Fábrica de Encantos para as Boas Vindas e foi feita uma pequena apresentação do Projeto Economia da Experiência e dos integrantes do grupo. Além disso essa foi a hora em que os participantes do Fampress se comprometiam a falar, ouvir, sentir, ver, interagir, vivenciar, saborear, se emocionar...já que no Tour da Experiência tudo é permitido. Confira as fotos abaixo:
Foto: Fábrica Taboa - Apresentação do Projeto Economia da Experiência
Foto: Apresentação do Projeto Economia da Experiência
Foto: Apresentação do Projeto Economia da Experiência
Em seguida a proprietária da fábrica - Andrea Fontoura nos guiou durante todo o passeio contando um pouco de sua história, da história do bar e mostrando como funciona o processo de elaboração da mistura da cachaça Taboa, uma bebida típica da nossa cidade feita a base de mel, canela e guaraná em pó. Pudemos observar também o processo artesanal utilizado para produzir as embalagens, que são feitas com a planta Taboa que dá origem ao nome. Ao final do passeio uma supresa, você pode fazer o seu próprio artesanato e diferente do Taboa Bar onde os visitantes deixam recados e assinam nas paredes, o artesanato feito de argila é levado ao forno para queimar  e exposto nas paredes da fábrica. Além de uma experiência interessante você poderá retornar ao passeio em outra oportunidade, ver a sua arte e relembrar a viagem anterior.
 Foto: Apresentação Fábrica Taboa
Foto: Elaboração de artesanato com argila
Foto: Projeto Jibóia
Foto: Restaurante Casa do João
O 1º dia terminou com visita ao Projeto Jibóia e um delicioso jantar na Casa do João onde o grupo experimentou a famosa Traíra sem espinha, especialidade da casa.

Dia 13/08 - Check-out Marruá Hotel
Check-in Hotel Wetiga
Visita ao Buraco das Araras
Passeio de Flutuação no Rio da Prata
Almoço no Rio da Prata
Visita ao Balneário Municipal
Visita a Bonito Feito a Mão
Visita ao Hotel Águas de Bonito
Merenda Pantaneira Hotel Águas de Bonito
Jantar no Wetiga Hotel

No 2º dia do tour, check-in no Wetiga Hotel e visita ao atrativo Buraco das Araras que faz parte do Projeto Economia da Experiência. Fomos convidados a conhecer um pouco da história do Seu Modesto Sampaio, proprietário do passeio. Através do projeto o Buraco das Araras implantou um viveiro de mudas com algumas espécies nativas do cerrado, proporcionando ao visitante conhecer e adquirir as mudas das árvores que são observadas no decorrer da trilha do passeio.

Também foi inaugurado o Espaço Tereré, que busca apresentar e expor a cultura e os hábitos  região. A atividade é desenvolvida ao ar livre, em um ambiente decorado com carro de boi, tralha de arreio e demais apetrechos do homem do campo, remetendo aos primórdios da colonização do Estado de Mato Grosso do Sul. Dentro deste espaço é apresentado ao visitante as versões históricas e tradições da origem do tereré, e como consumir esta bebida de maneira interativa, ensinando o modo de preparo da mesma, e finalizando a atividade em uma típica e descontraída roda de tereré. (Blog Buraco das Araras)
 
Fotos: Buraco das Araras
Na sequência seguimos em direção ao Recanto Ecológico Rio da Prata que ainda não faz parte do Tour da Experiência mas é um passeio imperdível. Após o almoço no Rio da Prata visitamos o Balneário Municipal de Bonito que também não faz parte do Projeto mas ali o nosso guia de turismo Miguel Cardoso nos contou um pouco mais da história da cidade. Após, voltamos para o centro da cidade onde visitamos a loja de artesanato Bonito Feito a Mão que faz parte do Tour da Experiência, onde os visitantes tiveram a oportunidade de aprender um bordado à mão e fazer uma pulseira de macramê. O grupo de artesãs é composto por sete mulheres que buscam o resgate da cultura local, além de produzir seu próprio artesanato pode-se ouvir histórias interessantes.
Fotos: Rio da Prata
Foto: Balneário Municipal
Foto: Bonito Feito a mão
O 2º dia fechou com uma deliciosa merenda pantaneira no Hotel Águas de Bonito e jantar no Wetiga Hotel, uma vez que ambos possuem o selo do projeto.

 Foto: Merenda Pantaneira Hotel Águas de Bonito
Foto: Espaço Kadwéu - Wetiga Hotel
Ao visitar o Espaço Kadwéu no Wetiga Hotel pode-se observar a magia e os segredos dos guerreiros desta tribo impressos em suas pinturas corporais, cerâmicas e lendas.  Mas é preciso permitir-se descobrir uma nova cultura para se emocionar com as descobertas.
 
Dia 14/08 -
Gruta do Lago Azul
Café da manhã na Estância Mimosa
Passeio na Estância Mimosa Ecoturismo
Almoço da Estância Mimosa
Visita ao Oca Bar
Lanche no Ocar Bar
Jantar no Marruá Hotel

O 3º dia do Fampress iniciamos o tour bem cedo realizando o passeio da Gruta do Lago Azul no primeiro horário às 07:00 horas da manhã. A Gruta não faz parte do projeto mas é o cartão postal da cidade de Bonito.
Após a Gruta seguimos em direção a Estância Mimosa Ecoturismo que faz parte do Tour da Experiência. Fomos recepcionados com um café da manhã e realizamos o passeio que teve duração de aproximadamente 3 horas. Depois do passeio de trilhas e cachoeiras os visitantes experimentaram um almoço típico sul-mato-grossense, feito no fogão a lenha. No final do dia pudemos vivenciar a experiência de plantar uma árvore, e conhecemos a horta orgânica da fazenda. Fechando o dia com um delicioso jantar no Marruá Hotel.
Foto: Café da manhã Estância Mimosa
Foto: Cachoeira do Sinhozinho
 Foto: Estância Mimosa
Foto: Estância Mimosa
Foto: Estância Mimosa
Foto: Horta Orgânica - Estância Mimosa
Foto: Jantar Marruá Hotel  - Pintado a Indiana
 
Dia 15/08
Café da manhã na Pousada Chamamé 
Visita a Pousada Chamamé
Visita ao Rio Sucuri
Almoço no Tapera Restaurante

 Foto: Café da manhã Pousada Chamamé
Foto: Rio Sucuri 
 Foto: Rio Sucuri
No último dia do Fampress conhecemos a Pousada Chamamé onde nos foi servido um delicioso café da manhã. Após o café seguimos em direção ao Rio Sucuri para visita a nascente do rio sendo considerado o principal passeio dentro do município de Bonito após a Gruta do Lago Azul. Passeamos pelas lojas de souvenir no centro da cidade, onde os visitantes puderam conhecer ainda mais sobre o artesanato local e levar lembranças para casa. Fechamos com chave de ouro com um almoço no Restaurante Tapera.
Foto: Loja Nomadas
Foto: Restaurante Tapera
A Bonito Way agradece a visita!

Obrigada por chegar até aqui!

Por Dreyse Wendy
Fotos: Dreyse Wendy e Miguel Cardoso

2 comentários:

  1. A revista Posso Viajar agradece a oportunidade. A visita a Bonito rendeu uma excelente matéria para a revista. Abrs, Rodrigo Figueiredo

    ResponderExcluir