Páginas

domingo, 19 de dezembro de 2010

Instituto Família Legal

Aconteceu em Bonito-MS no último dia 12, uma festa de Natal para as crianças do Instituto Família Legal. Algumas semanas antes do evento, foram distribuidas sacolinhas com cartinhas onde as crianças pediam o que gostariam de ganhar de presente de Natal.

A Bonito Way retirou duas sacolinhas as quais demonstramos as cartinhas abaixo:



Através da cartinha pudemos conhecer um pouco mais da vida da Elizânia e do Ivan. A entrega dos presentes foi super emocionante. Esperamos que façam bom aproveito!

 
 

O município de Bonito possui uma população estimada de 17 mil habitantes, da qual 80% urbana. O número de habitantes cresceu 50% nas últimas décadas, bem acima da média de crescimento dos municípios da região. O município sofreu grande transformação socioeconômica nos últimos 30 anos e dos fatores principais foi o advento do turismo na região. Grande parte do contingente migrante do campo para a cidade, bem como migrantes de outros municípios brasileiros, chega sem qualificação profissional. O resultado desse movimento populacional é o surgimento de pequenas invasões urbanas (favelas) e um grande número de pessoas com dificuldades  de inserção  no mercado de trabalho por falta de capacitação para ocupar os postos existentes, muitos deles gerados pela atividade turística.

Foto: Instituto Família Legal

No contexto acima, o Instituto Família Legal atua buscando soluções para problemas sociais graves através da complementação educacional, da vivência artística, cultural e esportiva, da capacitação para o trabalho e geração de renda, sempre em parceria com o poder público em todas as suas instâncias.

Principais atividades
  • Dar atendimento, fora do período escolar, a 80 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos, selecionadas através de um criterioso processo de avaliação da condição de pobreza em que se encontram e violência a que estão expostas;
  • Desenvolver trabalho junto às famílias dos beneficiados, com a oferta de cursos e palestras voltados à formação de valores éticos e de boa convivência familiar e social;
  • Implantar projetos de capacitação profissional e geração de renda voltados ao atendimento de famílias economicamente carentes e;
  • Implantar cursos de formação profissional para jovens.
Através desses programas e projetos o Instituto atende, em média, 300 pessoas carentes do município de Bonito, o que significa 11% dos 2.774 habitantes residentes no município, com 10 ou mais anos de idade, com rendimento nominal mensal de até um (1) salário mínimo (IBGE 2001).

Contribuir com a causa é tornar-se responsável pela transformação da sociedade. Para ajudar você pode:
 
1. Tornar-se um Parceiro do Instituto
Parceiro é aquele que contribui diretamente no desenvolvimento dos Programas e Projetos do Instituto. 

 
2. Tornar-se um Voluntário

Segundo a definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos".
O Voluntariado:
*Não pode ser imposto ou exigido.
*Não é remunerado.
*É prestado de forma espontânea.
*Não é considerado como estágio.
*Pode ser realizado em uma entidade governamental ou privada, sem fins lucrativos e com objetivos públicos.

3. Doação de Produtos e Serviços

Você ou sua empresa podem colaborar, fazendo doações de produtos alimentícios, de material escolar, de escritório, limpeza, informática, papel para reciclagem ou outros. 

Inscreva-se
Se você tem interesse em se tornar um voluntário do Instituto Família Legal, envie um e-mail para contato@familialegal.org.br ou entre em contato pelo endereço:
Instituto Família Legal
Av. Paulo VI, 229 - BNH - CEP: 79290-000 Bonito/MS
TEL: (67) 3255-1820

A solidariedade é, sem sombra de dúvidas, a forma maior de alguém expressar o seu amor. Solidariedade é coisa fina e rebuscada. É sentimento nobre. É um dar sem esperar nada em troca a não ser a felicidade do outro.
Betinho

Com informações Instituto Família Legal

Nenhum comentário:

Postar um comentário