Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Palestra Dadá Moreira

Aconteceu no último dia 17, a palestra “Como Atender uma Pessoa com Deficiência”, ministrada pelo esportista Dadá Moreira – Presidente da ONG Aventura Especial, uma entidade de caráter social, sem fins lucrativos, que visa a inclusão da pessoa com deficiência no ecoturismo e na prática de esportes de natureza.

De acordo com o Organização da Nações Unidas (ONU) estima-se que 610 milhões de pessoas possuem pelo menos um tipo de deficiência física. sendo que 24,6 milhões são brasileiras. Neste contexto a Aventura Especial que iniciou com o objetivo de divulgar essas experiências para ajudar outras pessoas na descoberta de novos horizontes, cumpre um papel fundamental como referência mundial para milhares de pessoas com deficiência e familiares que encontram na natureza uma forma de expressão e de recuperação psicossocial.

Dadá Moreira criou e coordena esta ONG que nasceu de experiências que mudaram sua vida ao conhecer os esportes de aventura e o ecoturismo como forma de reabilitação.  Paulistano, formado em direito e jornalismo e fotógrafo profissional, há 14 anos começou a sofrer os primeiros sintomas da Ataxia, doença neurológica que afeta o equilíbrio, coordenação motora, fala e visão. Apesar dessas limitações, Dadá é praticante de esportes como escalada, rafting, paraquedismo, off-road, cascading, etc.


A Bonito Way prestigiou a palestra que reafirmou o quanto o assunto é de extrema relevência principalmente quando se trata de turismo, levando em conta que a atividade é, antes de tudo, uma forma de inclusão social. As viagens podem trazer alegria e descontração a todos, além de agregar cultura e conhecimento, acrescentando práticas de independência, experiência de vida e é um grande recurso motivacional, por estar lidando com todas estas áreas de maneira lúdica.

Durante a palestra Dadá disse ser apaixonado por escalada, e tem uma parede para prática da atividade dentro de sua casa.  Dadá enfatizou que os esportes de aventura praticados por uma pessoa com deficiência fortalecem a idéia que com determinação e força de vontade tudo é possível. Esses esportes estimulam a auto-superação, o trabalho em equipe, o equilíbrio, coordenação, técnica e coragem, mostrando é possível manter uma vida saudável e encontrar a felicidade se adaptando e gerenciando as dificuldades apresentadas no dia a dia.


Dadá mostrou como resgatou sua auto-estima e inverteu a imagem de piedade e negativismo carregada por um "deficiente" e como vem utilizando novamente o corpo com prazer através da prática dos esportes de aventura adaptados. Ainda relatou suas experiências e adaptações, tanto na vida pessoal quanto profissional

O esportista citou a cidade de Socorro como referência em Turismo Acessível no Brasil. E disse que  Bonito, assim como em todo país,  o Turismo Acessível necessita de alguns ajustes e adaptações. Muito descontraído, Dadá diz que a pessoa que colocou o nome da cidade de Bonito estava de mau humor , e que achou a cidade linda, espetacular. No site da ONG encontram-se relatos de "Aventuras" de outras pessoas portadores de necessidades especiais e no Youtube há um vídeo com as práticas das atividades.
Confira abaixo fotos da palestra:

Foto: Dadá Moreira e Dreyse (Bonito Way)

Foto: Palestra Aventura Especial
Acesse também: Palestra Aventura Especial
By Dreyse Wendy
Com informações Aventura Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário