Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Bonito: O paraíso das águas

Foto: Aquário Natural
A cidade de Bonito está localizada no sudoeste de Mato Grosso do Sul, distante aproximadamente 290 km de Campo Grande, a capital do Estado. Encontra-se na encosta da Serra da Bodoquena, abrangendo grande parte dela, sendo um dos municípios de apoio às regiões do Pantanal Sul, e servindo como portal de acesso às fronteiras com o Paraguai e Bolívia.

Bonito possui um território de 4.934 km², limita-se ao norte com os municípios de Miranda, Aquidauana e Anastácio, ao sul com os municípios de Porto Murtinho, Jardim e Guia Lopes da Laguna, a leste com o município de Nioaque e a oeste com os municípios de Porto Murtinho e Bodoquena.

O município pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai e Sub-Bacia do Miranda e Aquidauana, tendo como principais rios: Rio Miranda, Rio Formoso, Rio da Prata e Rio Mimoso. Os rios que nascem no Município são: Rio do Peixe, Rio Formoso, Rio Perdido e Rio Sucuri.
Foto: Rio Formoso (Balneário Municipal)
Sendo que sua hidrografia é o principal motivo pelo qual Bonito despontou para a atividade turística, seu sistema hidrográfico é especialmente particular por apresentar associações com rochas calcárias, o que proporciona a existência de rios subterrâneos, sumidouros e ressurgências. O calcário torna as águas dos rios cristalinas, pois contribui para precipitar partículas em suspensão para o fundo dos leitos.

A paisagem da Serra da Bodoquena é diferente. Nela se desenvolveram imensas cavernas e os seus rios com formações calcárias na forma de cachoeiras e represas naturais, denominadas pelos geólogos de tufas calcárias. Estas formações encontram-se em contínuo crescimento, é por isso que se diz: “Em Bonito as cachoeiras crescem!”.
Foto: Parque das Cachoeiras

Atualmente, o município apresenta uma população em torno de 17.856 habitantes sendo predominantemente urbana (IBGE, 2009). A formação da população local tem várias influências culturais como a dos imigrantes vindos do sul do país (abertura de fronteira agrícola), a dos índios Kadiwéus e Terenas (cultura presente nos artesanatos) e nativos. A partir do crescimento da atividade turística nota-se também a presença de pessoas que fixam residência depois de praticar turismo na região.
 
Foto: Espaço Kadiwéu - Wetiga Hotel

A estrutura turística que se tem em Bonito abrange sítios turísticos, meios de hospedagem, transporte, alimentação, agências e guias de turismo. Sendo que os passeios turísticos atendem aos mais variados gostos e bolsos: balneários, caminhadas, flutuações, cachoeiras, cavalgadas, mergulho autônomo, rapel, entre outros. A busca por educação ambiental e cultural permeia em grande parte destes lugares, tendo alguns desenvolvido atividades específicas na área. A cidade reúne um conjunto de associações, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo, visando sempre à sustentabilidade local e a conservação da natureza.
Foto: Reciclagem de papel - ONG Brazil Bonito

A região tem afinidades no que se diz respeito ao turismo de natureza, representada pelo ecoturismo, Bonito se destaca como modelo estruturado para a exploração da atividade turística, tendo recebido pela 9ª vez consecutiva no ano de 2010 o título de melhor destino de ecoturismo do Brasil pela Revista Viagem e Turismo.

Além do turismo de natureza, Bonito já possui estrutura física e tecnológica adequada para o turismo de eventos, pois em 2006 foi inaugurado o Centro de Convenções de Bonito com capacidade para 1.590 pessoas, também existem diversos meios de hospedagem que possuem salas e espaços para eventos de pequeno porte. Sendo assim, a cidade já comporta eventos técnico-científicos de médio e grande porte, tais como jornadas, simpósios, congressos, entre outros.
Foto: Centro de Convenções de Bonito

A Bonito Way possui equipe especializada, devidamente selecionada e treinada para atender desde pacotes de lazer, eventos, encontros de negócios, viagens de incentivo e roteiros pré-existentes a programas sob medida que atendem aos sonhos e perfil de cada cliente.
Conheça nossa equipe: BonitoWay Equipe
Inspirar, emocionar e surpreender, sãos os nossos diferenciais, uma viagem realizada com o nosso receptivo jamais será uma simples viagem. Entre em contato conosco.

A natureza faz uma boa parte, e a Bonito Way se encarrega do restante pra você!
Fonte: BonitoWay

Nenhum comentário:

Postar um comentário