Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Buraco das Araras: Desbrave esta beleza!

Vermelho e Verde... Assim pode ser resumido o Buraco das Araras: uma caminhada suave para todas as idades, com atividades que mexem com todos os sentidos. Mas um resumo não basta para explicar a beleza e o fascínio do local. Em um passeio contemplativo que dura aproximadamente uma hora, o visitante pode observar os caprichos da natureza, que combinou perfeitamente tons de vermelho e verde para decorar o local. Ao mesmo tempo, pode ouvir o chamado das aves ecoando nos paredões rochosos, abrigo ideal para as araras-vermelhas

Foto: Buraco das Araras

O Buraco das Araras fica no município de Jardim-MS a apenas 54 km de Bonito. Se trata de uma dolina, formação geológica resultante do desmoronamento de blocos rochosos criando esta enorme cavidade: são 500m de circunferência e 100m de profundidade. No fundo do buraco, uma lagoa de água esverdeada, rodeada por mata exuberante, abriga jacarés cuja sobrevivência permanece um mistério. Além deles e das araras, mamíferos como o tatu, o tamanduá, o quati, o lobinho e outras 120 espécies de aves, incluindo curicacas e tucanos, escolheram o lugar para viver.

No decorrer do passeio, um bando de araras passa em revoada sobre a cabeça dos visitantes. As vozes estridentes chamam sua atenção, você olha para cima e vê o vermelho se destacando sob o céu azul. Neste momento, azul e vermelho são as cores que predominam no céu claro. Além da contemplação, pode-se fazer um passeio de Observação de Aves, e belíssimas fotografias.

Durante o verão tem-se a chance de observar os pais com seus filhotes crescidos, aprendendo a procurar comida e treinando os primeiros cantos, aos poucos se tornando independentes. E no outono e inverno, vê-se das trilhas bandos formados por várias espécies diferentes, chamados bandos mistos. Este grupo se forma para que as aves possam procurar alimento juntas com segurança, pois sempre vai haver alguém em alerta para denunciar predadores. É a chance de se ver várias espécies no mesmo local!

Foto: Revoada Arara

O atrativo faz parte do Tour da Experiência, e na época certa, possibilita sentir o aroma das flores e frutos do Cerrado, como a guavira, também será parte desta experiência sensorial. As adaptações das plantas para sobreviver em um terreno pobre e seco podem ser sentidas na ponta dos dedos, nas folhas e troncos grossos e ásperos ao longo da trilha. Visão, audição, olfato, tato. Faltou o paladar, que poderia ser contemplado com um saboroso araticum apanhado diretamente no pé! Mas aqui a prioridade é dos bichos, que comendo os frutos garantem seu sustento e a conservação da natureza. 

O passeio contemplativo pode ser realizado no início do dia, quando as araras estão saindo dos ninhos, ou no finalzinho da tarde quando elas estão retornando. Antes ou depois do Rio da Prata que fica a 4 km de distância.

Faça já sua reserva: BonitoWay

Com informações: Buraco das Araras

Nenhum comentário:

Postar um comentário